A Evolução do Hadouken

Considerado por muitos como a melhor série de jogos de luta desde a época dos fliperamas, Street Fighter é sem duvida alguma uma das maiores e melhores franquias da Capcon, ontem, hoje e sempre, afinal quem nunca quis fazer um Hadouken. Confira agora um especial sobre os principais jogos da série Street Fighter:
Street Fighter (1987)
O primeiro jogo da série apresentava apenas dois personagens jogáveis: Ken e Ryu. O jogador devia enfrentar dez lutadores em cinco países diferentes. O grande Sagat (ainda sem cicatriz no peito), era o chefe final. Além do direcional havia dois botões hidráulicos que, dependendo da força com qu eram apertados, definiam a força dos golpes. O jogo passou basicamente despercebido pelo público, mas conseguiu implantar detalhes importantes como os golpes Hadouken, Shoryuken e Tatsumaki Sempukyaku, apesar de serem quase impossíveis de executar.
Street Fighter II: The World Warrior (1991)
A primeira sequencia definiu o conceito de todos os jogos de luta que conhecemos hoje. Nela, havia uma quantidade maior de personagens selecionáveis (oito), além de quatro chefes: Balrog, Vega, Sagat e M. Bison. Cada lutador possuía um estilo, e os dois botões foram trocados por seis de força diferentes. As mudanças remodelaram o jogo, fazendo de Street Fighter II o primeiro jogo realmente competitivo. Todos os personagens tinham chances praticamente iguais de vencer. Foi um estrondoso sucesso.
Super Street Fighter II: The New Challengers (1993)
Com a entrada de quarto novos personagens, Cammy, T.Hawk, Dee Jay e Fei Long, o jogo ganhou em equilíbrio e competitividade. M. Bison ainda era o chefe final e novos cenários e trilha foram acrescentados. Em 1994, a Capcom lançou a versão definitiva do jogo, Super Street Fighter II Turbo, com o acréscimo de um jogador secreto: Akuma, que se tornava o último chefe, dependendo do desempenho do jogador. A grande novidade foi a barra Super Combo que, uma vez preenchida, permitia ao jogador realizar ataques devastadores.
Street Fighter Alpha (1995)
Conhecido como Street Fighter Zero no Japão, mescla novos e antigos personagens e narra acontecimentos antes de Street Fighter II. Inúmeras mudanças foram feitas, mas a principal delas é a introdução da defesa aérea. A sequência Street Fighter Alhpa 2 superou seu antecessor em todos os aspectos e adicionou mais uma técnica, o Custom Combo, uma espécie de Super Combo controlado, em que era possível combinar socos e chutes com golpes especiais. O recurso foi amplamente explorado em Street Fighter Alpha 3, íltimo jogo da sub-série.
Street Fighter III- New Generation (1997)
A Capcom decidiu fazer uma mudança drástica. Apenas Ken e Ryu continuaram no jogo e dez personagens foram criados. Um novo sistema de jogabilidade e combos foi introduzido, mas o jogo não teve o sucesso esperado e recebeu duas atualizações. A última versão chama-se Street Fighter III: Third Strike e traz grandes melhorias em relação ás versões anteriores. A inclusão do movimento Parry é a principal delas, mas também houve personagens clássicos como Akuma e Chun-li.
Super Street Fighter IV (2009)
Juntando tudo o que deu certo nos jogo anteriores, Super Street Fighter IV pode ser considerado como a versão, em gameplay, definitiva de Street Fighter. Os gráficos são em 3D, mas a movimentação é em 2D. Isso fez com que a jogabilidade se tornasse algo equilibrado e complexo, sem perder toda a identidade do jogo com os fãs. Todos os personagens de Street Fighter 2 estão presentes e mais alguns novos foram adicionados.

O Hadouken evoluíu com o passar do tempo, o que será que Street Fighter nos reserva para a nova geração de games que chega em 2012? Isso só tempo dirá.

Fonte: Papel Nerd.

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